curadoria_branco.png

UM PROJETO SOBRE MULHERES CRIATIVAS

- 2017-2021 -

inspire-se

A ideia de criar o Projeto Curadoria nasceu em 2016, muito próximo ao meu aniversário de 30 anos. Na época, eu vivia como nômade digital, estava em Bali na Indonésia e passava pela tal crise dos 30, retorno de Saturno ou o nome que você quiser dar… rs… Eu buscava por respostas dentro de mim! Queria me entender melhor e entender essa necessidade de colocar meus anseios para fora por meio da Arte. Assim, decidi que em 2017 eu iria entrevistar 365 mulheres criativas e compartilhar suas histórias com o mundo.

 

Comecei convidando artistas que eu já conhecia ou que eu já admirava o trabalho. Elas indicaram amigas e assim, no boca a boca, o projeto foi crescendo. Em pouco tempo leitoras começaram a pedir para fazer parte e criei uma área de inscrições no site.

 

Em 2017 entrei em contato com centenas de mulheres, muitas nunca responderam minhas perguntas, outras me agradeceram pelo momento de reflexão sobre o próprio processo criativo. Conheci muitas e muitas histórias inspiradoras e voltei para o Brasil para conhecer pessoalmente algumas dessas mulheres que estavam mudando tanto a minha forma de ver a vida. Fizemos um encontro emocionante com uma energia linda.

DSC05827.JPG

Ganhei muitas amigas e muitos abraços emocionados. Recebi muitas mensagens acolhedoras. Vi mulheres bloqueadas florescendo em sua Arte. O meu projeto já não era apenas meu, ele tinha ganho o mundo.

 

Cheguei em 365 mulheres criativas, o ano chegou ao fim, mas eu não senti que era o fim do meu projeto. Continuavam me pedindo para compartilhar mais histórias, então as entrevistas continuaram… chegando em 500 mulheres criativas do Brasil e do mundo representadas em meu site em 2021.

 

Lembro que, em um dia qualquer em 2018, recebi um e-mail mais ou menos assim: “- encontrei o seu projeto na internet e me encantei. Gostaria de transformá-lo em um livro? “Eu já havia tentado, sem sucesso, viabilizar a produção de um livro por meio de financiamento coletivo no ano anterior e minha resposta foi: “sim, meu sonho!”

 

Um tempo depois, em um momento muito conturbado da minha vida, recebo uma ligação da Lica, aquela do e-mail: “- passamos no PROAC em primeiro lugar, vamos começar a trabalhar no livro!”

LIVRO.jpg

Seis meses de muito trabalho se passaram e, numa terça-feira chuvosa dia 14 de maio de 2019, aconteceu o lançamento do livro Mulheres Criativas – 100 Histórias de Mulheres Inspiradoras na Livraria da Vila na Vila Madalena em São Paulo. Foi uma noite incrível, cheia de abraços, sorrisos e muitas artistas. Um sucesso!

 

Na mesma semana fizemos um bate-papo aberto na Biblioteca Mário de Andrade com a sala lotada. Doamos aproximadamente 200 cópias do livro para bibliotecas públicas e penitenciárias femininas do Estado de São Paulo e também para coletivos femininos do Brasil.

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

Em Agosto de 2019 a Biblioteca do Congresso Nacional de Washington nos Estados Unidos requisitou uma cópia do livro para seu acervo. - Sim, a maior biblioteca do mundo! - E também saímos na revista Vida Simples! Simplesmente minha revista preferida!

VIDASIMPLES.jpg

No meio disso tudo, me especializei em Arteterapia. As histórias que chegavam até mim eram cheias de momentos de busca interior, superações e transformações. Eram histórias de “cura” e eu quis entender mais a fundo sobre esse lado da Arte. O nome do projeto não poderia ter sido mais perfeito, não é? [Cura]doria!

 

Em 2020, em meio a Pandemia, um novo passo do Projeto Curadoria: lancei um marketplace. Um canal de vendas com o objetivo de criar uma comunidade de mulheres criativas onde, ao divulgar o próprio trabalho a artista também estaria divulgando as outras artistas, unindo forças para um crescimento em rede. Uma ideia linda mas, talvez, um pouco utópica para o momento que vínhamos enfrentando.

Postsábado2.1-ProjetoCuradoria.jpg

Os anos de 2020 e 2021 não foram fáceis. Com a Pandemia, muitos novos questionamentos vieram a tona. Perdi o meu pai para a Covid-19 em abril de 2021 e, em meio ao meu luto, percebi que era o momento de fechar esse ciclo. Me voltei mais para a minha família e coloquei meus sentimentos para fora por meio da minha Arte, pintei muito, muito! Na Arteterapia as tintas estão diretamente ligadas ao deixar fluir dos sentimentos e é isso que tenho feito.

 

O Projeto Curadoria não nasceu com o objetivo de ser uma empresa, nasceu da minha própria necessidade interior, ele foi crescendo e as coisas foram acontecendo. Ele me transformou e transformou tantas mulheres junto comigo. 

 

Hoje, crio esse espaço como um memorial à esse projeto tão especial. Desejo que essas histórias continuem inspirando outras pessoas a se expressarem, a criar e a não deixar de acreditar. Que o livro Mulheres Criativas - 100 Histórias de Mulheres Inspiradoras continue ajudando borboletas a saírem de seus casulos.

 

Ofereço gratuitamente um compilado com todas as 500 entrevistas em PDF para você baixar no final dessa página e agradeço com todo o meu amor às mulheres que fizeram parte dessa história, acompanhando o Projeto Curadoria ou compartilhando sua trajetória. 

IMG_1377.JPG

Acredito verdadeiramente que juntas somos mais fortes e o futuro é coletivo, seguimos juntas!

DEPOIMENTOS

"Seu projeto, e todas as mulheres artistas me inspiraram a voltar a criar, a colocar em prática anos de reclusão e vergonha sobre minhas criações. Sou imensamente grata a todas essas mulheres que de alguma forma me deram inspiração e força, pra eu acreditar no meu potencial como artista e como mulher!"

[Maysa Colombo]

projetocuradoria_capa.jpg

Baixe gratuitamente o e-book com as 500 entrevistas realizadas entre 2017 e 2021

SAIU NA MÍDIA

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

- gratidão-